
A misturadora termostática é utilizada na produção de água quente para uso sanitário. A sua função é manter constante, no valor programado, a temperatura da água misturada enviada à utilização, mesmo quando variam as condições de temperatura e pressão de alimentação da água quente e fria na entrada, ou o caudal consumido.
Esta série específica de misturadoras foi especificamente realizada para instalações com necessidade de caudais elevados, como por exemplo, as instalações centralizadas ou os grupos de utilização iguais.
Para além disso, nestas instalações, existe a necessidade de uma boa precisão e estabilidade de regulação da temperatura, perante variações do caudal consumido pela utilização.
Antes da montagem da misturadora Caleffi série 5231, a instalação deve ser verificada para garantir que as suas condições operativas estão dentro do campo de funcionamento da misturadora, por exemplo, verificar a temperatura e as pressões de alimentação, etc..
A instalação, onde vai ser montada a misturadora Caleffi série 5231, deve ser limpa para remover toda a sujidade, que se possa ter acumulado durante a montagem.
A não remoção de toda a sujidade pode influenciar o desempenho da misturadora e a garantia do produto.
É aconselhável instalar sempre filtros de capacidade adequada na entrada da rede.
Nas zonas sujeitas a água muito agressiva, deve considerar-se o tratamento da água antes da sua entrada na válvula.
As misturadoras termostáticas Caleffi série 5231 devem ser instaladas segundo os esquemas apresentados no presente manual, tendo em conta as leis aplicáveis em vigor.
As misturadoras termostáticas Caleffi série 5231 podem ser instaladas em qualquer posição, seja vertical ou horizontal.
No corpo da misturadora estão evidenciadas:
- entrada de água quente com cor vermelha, - entrada de água fria com cor azul.
Nas instalações com misturadoras termostáticas, é necessário inserir as válvulas de retenção para evitar retornos de fluido indesejados.
É essencial que o acesso à válvula esteja desempedido para uma eventual manutenção, que pode ser necessária à válvula ou à na tubagem.
A tubagem de/para a válvula não deve ser utilizada para suportar o peso da mesma.
Depois da instalação, a válvula deve ser testada e posta em funcionamento segundo as instruções apresentadas de seguida e segundo as leis vigentes.
1) Assegurar que a instalação está limpa e livre de impurezas antes de colocar a funcionamento a misturadora.
2) Recomenda-se que a regulação seja feita usando um termómetro digital calibrado.
A válvula deve ser regulada medindo a temperatura da água na saída do ponto de utilização.
3) A temperatura máxima de descarga da válvula deve ser regulada tendo em conta as flutuações devidas a vários utilizadores em simultâneo. É essencial que estas condições sejam estabelecidas antes de colocar a válvula em funcionamento.
4) Regular a temperatura usando o manípulo existente na válvula.